.jpg)
CIA. POLICHINELO DE TEATRO DE BONECOS
O Teatro de animação em boa companhia!
A Companhia Polichinelo de Teatro de Bonecos possui mais de duas décadas de existência.
São anos de um trabalho voltado ao teatro de animação e ao fomento de novas iniciativas deste gênero no interior paulista. Mesmo tendo como foco o teatro de bonecos é, em sua essência, uma companhia dedicada ao teatro, e como tal, procura um diálogo com seu público por meio de espetáculos teatrais contemporâneos, com situações dramáticas que exploram todos os sentimentos humanos, do humor ao medo, da alegria à saudade, buscando para isso aprimorar-se sempre com a proximidade de profissionais de relevância no campo dos tÃteres, estejam eles no Brasil ou mesmo no exterior.
Ao construir uma trajetória de relevância na cena do teatro de animação do paÃs, a Cia. Polichinelo por várias vezes foi reconhecida como uma dentre as principais companhias paulistas do gênero, cujo trabalho rompe com a ideia de precariedade das produções culturais interioranas, orgulhando-se da seriedade com que desenvolve seus projetos. As crÃticas especializadas de veÃculos como "Folha de São Paulo", "Veja", dentre outros, muitas vezes exacerbaram boas crÃticas com relação à s suas montagens quando das estreias na capital. Frankenstein (2009), As histórias do Caixão do Zé (2010) Cartas de um menino viajante (2013) e recentemente O Trem Fantasma (2016), foram reconhecidos com excelentes comentários.
Ao mesmo tempo em que busca a contemporaneidade em suas obras, também percebe a importância da valorização das técnicas milenares de manipulação de tÃteres. Por isso mesmo, não é raro contemplar em suas montagens um resgate destas técnicas mais tradicionais, como as marionetes utilizadas em seu O trem fantasma (2016), por exemplo. Esse resgate traduz o aprofundamento de sua investigação dentro do teatro de formas animadas, que a possibilita mesclar o novo e o antigo em um mesmo trabalho, criando espetáculos únicos e com importância em sua essência.
Por se entender ainda como uma facilitadora de informações na área no interior paulista e com a consciência de sua responsabilidade em replicar seus conhecimentos, no âmbito de fomentar o surgimento e o aperfeiçoamento de artistas nesse campo, a Cia. Polichinelo cria, em 2010, um museu voltado exclusivamente ao teatro de bonecos, um dos únicos do Brasil, que tem se solidificado como um centro cultural com objetivos de fortalecimento e incentivo à prática deste gênero teatral, colaborando, ainda, para o acesso e o engrandecimento da cultura.
Norteada sempre pelo respeito ao seu público e ao universo infantil, principal foco de suas montagens, muito embora navegue também pelo universo dos espetáculo adultos, sua história é significativo marco para o teatro de animação. Seus esforços em permanecer atuante, com constante aperfeiçoamento técnico, e paralelamente em colaborar para a sociedade por meio de seus projetos culturais, a elevam a patamar maior do que simplesmente uma companhia de teatro de bonecos. A Companhia Polichinelo de Teatro de Bonecos é uma força incomum de vigor cultural que propicia condições, graças a sua vigilante dedicação, para se fortalecer e valorizar a arte como um instrumento de transformação humana.
exatamente o nosso compromisso. Entre em contato para saber mais.